Livro Observando a Natureza

Voltar Página AAB

 

ENCHENTE DESSE ANO PODE
ULTRAPASSAR A DE 1953

Pergunta: Qual a previsão de enchentes esse ano para os rios do Amazonas? A teoria é do excelente médico neurologista, grande escritor e cientista Aparecido Gomes dos Santos que concedeu entrevista exclusiva a Gazeta de Rio Preto. Ele disse: “Que os rios vão continuar crescendo, aumentando de volume, e é de acordo com a teoria do calor interno da Terra, a previsão é de que a enchente pode ultrapassar a de 1953”.

Resposta: De acordo com a teoria do calor interno da Terra, a previsão é que os rios continuassem aumentando de volume, e bem possível que cheguem até o volume da enchente de 1953 e até possa ultrapassá-la, porque esse ano está ocorrendo um fenômeno diferente dos outros anos. No primeiro momento da seca quando os rios baixaram, houve um deslocamento da energia calórica do manto que existia sobre o leito do Rio Amazonas, essa energia foi deslocada para a Cordilheira dos Andes, causando terremotos lá em Iquitos, esse terremoto teve um epicentro em Iquitos, mas a energia para que toda essa montanha fosse movimentada, parte dessa energia veio da bacia amazônica e essa energia foi desviada para a cordilheira dos Andes e juntando mais a energia da própria cordilheira causou esse terremoto e como essa energia foi desviada e elas eram responsáveis por sustentar as águas na superfície do Rio Amazonas e aquele volume todo que existia no Rio Negro e no Rio Solimões mais posteriormente com esse fenômeno as águas baixaram porque elas já diminuíram bastante essa energia e as águas desceram.
Posteriormente houve outro fenômeno interessante, que não ocorreu nas secas dos rios da bacia amazônica e ainda não tenho estudos sobre as explosões de vulcões, logo depois da estiagem e nesse ano agora explodiu o vulcão de Galeras (localizado na Colômbia), esse vulcão é muito importante no fenômeno que está ocorrendo nesse momento da cheia. O rio vem enchendo bastante, porque ele é importante? Ele é importante porque junto a ele há um aquecimento muito grande do ar que está próximo ao chão, quando o ar aquece, ele sobe para as camadas superiores e essas camadas são ocupadas com ar frio, e esse ar vem de onde? Vem da bacia amazônica através do nordeste, pelo sul da Bahia e também a outra entrada pelo ar, paralela com a Cordilheira dos Andes, através da Bolívia e essas correntes de ar estão se encontrando no Acre e em Rondônia, tanto é que está tendo grandes enchentes nesses estados. Mas a direção dessas correntes de ar é justamente no vulcão de Galeras que está ocasionando um aumentando de volume d’água muito grande no Rio Negro principalmente, porque Galeras fica justamente nas nascentes do Rio Negro e com a subida, o ar chega no vulcão de Galeras sobe e desce e como é ar úmido, ar corrente que vem do Atlântico sul ele sobe e quando ele desce é em forma de chuva. Tive a oportunidade quando explodiu o vulcão de Galeras, eu disse para minha sogra que na época fazia tempo que não chovia no Amazonas e houve a explosão do vulcão e eu assisti na CNN que deu a notícia quase em tempo,e eu disse para minha sogra dentro de três e cinco dias iria chover aqui, porque a Colômbia estava muito próximo de nós, porque aonde explode vulcão a chuva aqui em Rio Preto não durou três dias, aqui em Rio Preto no segundo dia começou a chover e os rios vêm enchendo muito, enquanto o vulcão estiver cuspindo fogo em Galeras vai chover bastante no Amazonas, e a tendência dos rios é ir subindo, mas tendência é diminuir gradativamente essa subida entretanto vai chegar a não existir.

Essas explicações são baseadas na teoria do calor interno da Terra.
 
© 2010- Little Wolf, e-mail: ivanleandro73@gmail.com