Ajudando na Recuperação de Alcoólatras e Dependentes Químicos
Reuniões Abertas

Quinta-feira às 20:00 horas

Domingo às 10:00 horas

 

Terapia de Grupo

Funciona como um grupo de alto ajuda, é realizada diariamente com os internos. Permite alargar a rede de intervenção, proporcionando para além do reforço da abstinência, modificações nas interações e práticas comunicativas, uma vez que o indivíduo para se recuperar, mais do que parar de beber tem de mudar os padrões comportamentais, aprendendo a viver de forma diferente com a realidade que o cerca.

A terapia de grupo oferece um leque diversificado de áreas de intervenção, desde a discussão das razões que levaram o indivíduo a começar ou parar de beber, assim como estratégias para manter a abstinência, mudança de estilo de vida, planificação das atividades diárias, relação com o meio de lidar com as recaídas.

Apesar, de não existir investigação empírica que demonstre a sua eficácia, encontramos alguns aspetos positivos desta modalidade terapêutica. O fato de no grupo se encontrarem pessoas que têm o mesmo problema faz com que não se sintam sozinhos ou únicos no seu sofrimento e sentimentos. Este laço que os une cria-lhes uma nova identidade, talvez mesmo, o sentido de uma nova família e um sentido de solidariedade. O grupo funciona como um espelho multifacetado, uma vez que permite com as várias vivências e experiências descritas, que o alcoólatra e o dependente químico capte a sua própria imagem.

Palestras Motivacionais

Realizadas gratuitamente às quintas-feiras e aos domingos. Por professor altamente qualificado. Aos domingos chegamos receber uma média de 35 pessoas, às quintas a média é de 22 pessoas. Essas palestras também são realizadas gratuitamente em domicílios, igrejas, associações de bairro, escolas e empresas, mediante convite.

São direcionadas aos internos, seus familiares, assim como á qualquer pessoa da comunidade que deseje participar. O objetivo inicial das palestras é motivar o indivíduo a transformar a pressão externa que o faz doente, a encontrar na AAB uma motivação intrínseca, para que seja ele o verdadeiro agente da sua mudança.

Por se encontrarem pessoas em fases diferentes da doença e recuperação, possibilita em termos pedagógicos a divulgação de informação acerca da doença, da dinâmica familiar, alternativas comportamentais, bem como a ajuda mútua entre os próprios indivíduos.
O fato de todos eles terem sentido o problema, faz com que as tentativas do alcoólatra e do dependente químico de enganar os outros e a si mesmo, de que não bebe tanto quanto isso, caiam por terra, existindo desta forma, uma maior facilidade em ultrapassar a negação que é característica da doença, motivando-os a dar o primeiro passo em direção ao tratamento. O que chamamos de voto ou ingresso na instituição.

Através dos indivíduos que se encontram abstinentes há mais tempo - os recuperados, é transmitida a esperança, baseada em expectativas positivas, de que o problema pode ser solucionado. Enquanto, o recuperado se mantém ativamente ligado ao grupo, possibilita a continuação do sucesso no seu tratamento, bem como será um importante agente de ajuda e motivação para outros doentes crônicos.

Lúdico Estúdios Design © 2011
Lúdico Estúdios Design © 2011 Lúdico Estúdios Design © 2011